Qual é o problema da água apresenta cor?
Uma água com coloração pode indicar uma alta concentração de substâncias dissolvidas como compostos orgânicos (vegetais e algas) e minerais como o ferro e manganês.
O ferro e o manganês, na ausência de oxigênio dissolvido (como ocorre em fundos de lagos, represas e em água subterrânea) se apresentam na forma solúvel reduzida (Fe2+ e Mn2-). Se a água possui essas formas reduzidas e caso seja exposta ao ar atmosférico, como por exemplo na torneira do consumidor, o ferro e o manganês voltam as suas formas insolúveis (Fe3+ e Mn4-), que precipitam, podendo causar cor na água, além de manchar louças sanitárias, pias e roupas durante a lavagem. Se estiverem em concentrações ainda mais elevadas, podem causar sabor e odor na água.
De acordo com a Portaria de Consolidação nº5 Anexo XX, do Ministérios da Saúde, para padrões de potabilidade (água própria para consumo), a concentração máxima permitida de ferro e manganês na água é de 0,30 mg/L e 0,10 mg/L respectivamente.
Quando esses metais excedem os limites recomendados, eles podem causar depósitos e incrustações em tubulações e caixas d’água e permitir que bactérias ferruginosas nocivas cresçam nas fontes de alimentação e interfiram em alguns processos industriais.
Em relação aos compostos orgânicos, algumas vezes a água de abastecimento pode apresentar matéria orgânica particulada proveniente das estações de tratamento de água (ETAs) que não conseguem remove-las por ter como fonte de água mananciais com alta carga de poluição. É possível também que ocorra, na rede distribuidora, a “infiltração” destas partículas devido à presença de rachaduras na tubulação, fruto da falta de manutenção e do roubo de água.
A presença de compostos orgânicos como os ácidos fúlvicos e húmicos (sucedidos da decomposição da matéria orgânica) são precursores da formação de subprodutos nocivos à saúde como os trihalometanos (THM) na água, que segundo a PRC nº 5 Anexo XX, tem como concentração máxima permitida de 100 μg/L.
Alguns tratamentos para tratar problemas de cor na água são: adição de um sistema de cloração, utilização de filtros de carvão ativado, tratamento à base de poliortofosfato. Caso seja o seu caso, recomendamos que seja consultado um especialista para avaliar e indicar o melhor tratamento.
E vale lembrar que, apesar de a Cor ser um parâmetro do aspecto estético de aceitação ou rejeição da água, não é recomendado o consumo da água que tenha aparência, cheio ou sabor desagradáveis.