Presença de Bactérias Heterotróficas na água

Bactérias Heterotróficas inclui todas as bactérias que usam nutrientes orgânicos para o crescimento, ou seja, se alimentam de matéria orgânica provenientes de outros organismos. Elas podem ser de origem fecal, componentes naturais da água, ou resultantes da formação de biofilmes no sistema de armazenamento e distribuição.

Na antiga Portaria de Consolidação Nº 5, de 2017, que trata sobre os padrões de potabilidade, a mesma limitava a contagem de bactérias heterotróficas ao máximo de 500 Unidades Formadoras de Colônia por mililitro (UFC/ mL). Agora com a legislação vigente sobre padrões de potabilidade, a Portaria GM/MS nº 888, esse limite foi retirado, porém o controle da contagem de bactérias heterotróficas continua sendo muito importante, devido a ser um indicador de contaminação.

A presença dessas bactérias na água pode variar dependendo de vários fatores, como a origem da água, a contaminação ambiental e as práticas de tratamento e armazenamento.

Manter o teor de cloro residual livre na água maior ou igual a 0,2 mg/L em todos os pontos de consumo é uma forma de tentar evitar o crescimento dessas bactérias.
A monitorização regular e o cumprimento das diretrizes estabelecidas pelas autoridades sanitárias são essenciais para garantir a segurança da água que consumimos.